Estratégias empresariais e processo de industrialização
A Companhia América Fabril, 1878-1930
Resumen
O artigo estuda a evolução da empresa têxtil Companhia América Fabril, desde a criação de uma pequena manufatura de algodão na zona rural da província do Rio de Janeiro, em 1878, até tornar-se a principal empresa têxtil do país nos anos 1910-20. Esta expansão foi possível graças a uma conjunção de estratégias adotadas pelos empresários, tanto com relação à estrutura da sociedade e à área financeira quanto com referência ao processo produtivo e às relações de trabalho. Foram analisadas as diferentes atitude dos grupos dirigentes, ligados ao comércio ou voltados unicamente para a perspectiva industrial, e em que medida sua ideologia e sua prática interferiram no desenvolvimento da empresa. Através de suas estratégias e resultados, comparados com os de outras empresas congêneres, a Companhia América Fabril foi representativa do processo de desenvolvimento industrial têxtil e da formação da mentalidade empresarial do setor no Brasil.
Descargas
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material bajo la la misma licencia del original. En todos los casos, debe dar crédito de manera adecuada.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.